terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Misteriosa Radiação Pode Atingir Passageiros de Aviões.



Pessoas viajando de avião em dias de tempestades, podem ter mais do que se preocupar do que simplesmente com a turbulência. Um novo estudo sugere que, ao se passar perto de jatos de descargas elétricas de raios ou fenômenos relacionados com o conhecido flash-gama de raios terrestres, passageiros e tripulantes podem estar expostos a níveis perigosíssimos de radiação, uma dose igual à de 400 radiografias (raio X) de tórax.

No entanto, a probabilidade de encontrar esses eventos é muito pequena, diz os pesquisadores. Além disso, os passageiros de companhias aéreas são sempre expostos a ligeiros níveis de radiação, devido aos raios cósmicos que bombardeiam a parte alta da atmosfera e não chegam no solo.

O avião só estará expondo os passageiros a esta altíssima dose de radiação que só acontece quando o avião está perto do ponto de origem de uma descarga de relâmpago ou flash-gama, e os cientistas não tem certeza de como isso ocorre. As explosões de radiação são extremamente breves e se estendem por apenas algumas centenas de metros nas nuvens.

"Nós sabemos que os aviões comerciais são normalmente atingidos por um raio, uma ou duas vezes por ano", disse Joe Dwyer, professor de física e ciências espaciais da Flórida Tech. "O que nós não sabemos é quantas vezes os aviões estão no lugar errado, na hora errada, para receber esta alta dose de radiação. Acreditamos que é muito raro, mas é necessária mais investigações para responder à questão definitivamente".

Martin Uman, professor de engenharia elétrica e informática, observou que os pilotos de aviões, geralmente, evitam voar através das tempestades.

No entanto, segundo ele, o fato de que aviões comerciais são atingidos 1 ou 2 vezes por ano por relâmpagos, não diz muita coisa e deve ser melhor pesquisado. Ele disse que iria recomendar à Administração Federal de Aviação Americana que coloque detectores de radiação em aviões, capazes de medir as elevadas exposições de radiações.

"Nós também precisamos passar mais tempo olhando para a radiação gama e para os raios-X dos relâmpagos e das trovoadas e tentar entender como eles funcionam", disse Uman.

Veja o video

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Videos relacionados a segurança do trabalho.

Loading...