sexta-feira, 18 de março de 2011

O que fazer com as baterias usadas de celulares?


O aparelho celular é um produto que as pessoas acabam trocando muitas vezes ao decorrer do tempo. A tecnologia se inova a cada dia e os consumidores não sabem o que fazer com seus aparelhos antigos, muitas vezes o valor de revenda é baixo e não compensa comercializar. O modo incorreto de guardar baterias velhas pode causar acidentes, danos graves na saúde e poluir o meio ambiente.

Saiba agora como se prevenir com as baterias e alertando os usuários a utilizar os serviços comunitários de reciclagem, na qual são essenciais para a cidadania.

A bateria de celular possui diversos elementos químicos que podem causar danos a saúde, os mais conhecidos são o mercúrio, o cádmio, cobalto, chumbo, lítio, níquel, e zinco.

Conheçam os efeitos mais conhecidos
O mercúrio pode causar irritação na pele, mutações genéticas, distorções visuais e até mesmo deficiência nos órgãos. O cádmio pode provocar o câncer ou até mesmo danos ao sistema nervoso. Distúrbios metabólicos são constatados que podem levar a osteoporose. O chumbo causa a perda de memória, irritação e tremores musculares. Podem causar também a anemia, náuseas e atrofia, semelhante ao zinco.

O lítio, grande elemento usado em baterias, em contato com o humano, pode gerar visão turva e afetar o sistema nervoso central. O elemento níquel pode provocar distúrbios respiratórios, sarnas na pele, efeitos carcinogênicos e até mesmo insuficiência renal. O cobalto, que aparece nos elementos do lítio, ataca a asma e bronquite na pessoa. Além desses elementos citados, tem o bióxido de manganês, muito usado nas pilhas alcalinas, causa dores de cabeça, anemia, crises nervosas e vômitos.

Voltando ao tema dos serviços de reciclagem, de acordo com a empresa finlandesa Nokia, dependendo do modelo do aparelho celular a taxa de reciclagem chega de 65% a 80%. A empresa também coleta aparelhos velhos em suas assistências espalhadas pelo país. Do mesmo modo a Motorola, a empresa emprega um programa de reciclagem de baterias da mesma forma entre outras empresas, procurando a assistência autorizada mais próxima. A cada 1 kilo de celular para reciclagem é possível reciclar cerca de 650 grama do elemento metal e 250 gramas de plástico.

As operadoras também ajudam o meio ambiente através de coletas em suas agencias autorizadas, incluindo as operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo, que aceitam o recebimento de quaisquer tipo de aparelho ou marca.

Apontamos uma entidade para que o consumidor possa conhecer e doar seus aparelhos para reciclagem. É a Cdi, uma organização não-governamental que utiliza a tecnologia como ferramenta para combater a pobreza, incitando o empreendedorismo e a razão social. Para doar siga o procedimento através do site www.cdi.org.br ou procure uma unidade na região. O numero da sede no Estado de São Paulo é 11 3666-0911, Rio de Janeiro é 21 2201-7770, Salvador-BA é 71 3473-3131. O trabalho sustentável vem crescendo a cada dia.
Fonte: wikipédia.com, ibahia,com,br, jacomparou.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Videos relacionados a segurança do trabalho.

Loading...